5 Motivos para dar Abraços todos os dias

O mundo está enfrentando algo que por muito tempo era inimaginável. Todos nós precisamos passar um período pandêmico onde não havia contato físico e o isolamento ficou ao máximo. Pessoas começaram a trabalhar de casa, não visitaram mais seus entes queridos nem tinham mais momentos de descontração com amigos. Isso ocasionou em uma grande carência além de problemas físicos e psicológicos em uma porção elevada da população mundial.

Existe porém um gesto gratuito que é capaz de trazer benefícios muito positivos para quem está passando por períodos conturbados, o abraço! O significado de um abraço pode variar de cultura pra cultura, mas é comprovado que em qualquer uma delas causa inúmeros efeitos benéficos nos ajudando a lidar com diversas emoções. Veja 5 motivos para abraçar todos os dias:

1 - Satisfação de bem-estar

Quando damos ou recebemos um abraço, hormônios são liberados. Entre eles está a oxitocina, mais conhecida como o hormônio do amor e da felicidade, na qual está intimamente ligada a sensação de prazer, segurança, bem-estar físico e emocional, além de ajudar a curar sentimentos como solidão, tristeza e raiva.

Outro hormônio liberado durante o abraço é a endorfina, conhecida por ser liberada durante atividades físicas ou quando comemos um chocolate. Seu nome significa endo (interno) e morfina (analgésico). Ela age como um remédio natural no nosso organismo nos dando disposição e eliminando a tristeza.

2 - Reduz os níveis de estresse

Estudos evidenciam que o abraço diminui os níveis de cortisol e adrenalina, hormônios relacionados ao estresse, aliviando as tensões e fazendo com que nos sintamos mais leves.

3 - Diminui os riscos de doenças

Como já vimos, o abraço libera endorfinas. Esse hormônio trabalha não só nas dores emocionais, mas nas físicas também, atuando na diminuição da pressão arterial e fortalecendo o sistema imunológico, inibindo doenças cardíacas. Já a oxitocina previne doenças infecciosas, como a gripe e ajuda o cérebro, aumentando o poder de memória e auxiliando a encontrar equilíbrio e serenidade.

4 - Transmite e obtém afeto

Muitas vezes o abraço pode dizer mais do que palavras. Durante o gesto trocamos energias e comunicamos ao outro o afeto e sentimentos que estamos vivenciando. Ele também impulsiona a capacidade de compreensão, afinidade e empatia entre um casal.

5 - Rejuvenesce

O abraço contribui para a oxigenação do sangue através da produção de hemoglobina, no qual transporta oxigênio para os tecidos corporais, ocasionando assim na renovação da energia necessária para revitalizar o corpo.

Abraçar é um ato de reciprocidade, de dar e receber entre os seres. Dentro dele cabem benefícios incontáveis nas áreas física, emocional e mental. Portanto, abrace! Vamos juntos aproveitar o poder que o ato tem sobre nós e nossas vidas.

Gostou? Publique nas suas redes sociais