1) OBJETIVO
Formalizar o Código de Conduta e Ética, fundamental para que os valores TEKA possam ser entendidos e respeitados.
2) ABRANGÊNCIA
Todas as unidades do Grupo TEKA.
3) RESPONSABILIDADES
O Departamento de RH será o responsável pela divulgação deste Código a todos os colaboradores e parceiros da empresa,
mantendo-o sempre atualizado.
4) DESCRIÇÃO DO PROCESSO
4.1) MISSÃO TEKA
Fidelizar e encantar pessoas com nossos produtos e serviços através da transformação dos lares brasileiros.
4.2) VISÃO TEKA
Crescer e evoluir, se fazendo presente no coração e mente das pessoas como a marca mais desejada de cama, mesa e banho.
4.3) VALORES DA TEKA
- Valorização humana: cuidar e respeitar o próximo, proporcionando o desenvolvimento de todos;
- Trabalho em equipe: juntos somos melhores, colaborando, oferecendo e pedindo ajuda;
- Pertencimento: nossa empresa é nosso lar, por isso zelamos pela TEKA;
- Inovação: sempre atentos para trazer ideias e mudanças que visem melhorias;
- Comprometimento: planejamos e nos comprometemos com nossos resultados;
- Encantamento: encantar nossos clientes é o melhor resultado;
- Verdade e objetividade: comunicação de forma clara e direta, com simplicidade e empatia em nossas ações.
4.4) RAZÃO DE SER
Trabalhar com profissionalismo e capacidade para encarar os desafios que nos movem, em busca permanente pela qualidade,
inovação e geração de resultados para soerguimento da empresa.
4.5) INTRODUÇÃO
O conhecimento do presente Código de Conduta e Ética é fundamental para que os valores TEKA possam ser entendidos e
respeitados.
Este código expressa o compromisso da TEKA com a conduta ética em todos os seus relacionamentos e tomadas de decisões
entre colaboradores e parceiros da empresa, estabelecendo um ambiente íntegro e saudável, coerente com nossos
credos/valores, com transparência, respeito ao meio ambiente, às pessoas e instituições.
4.6) PRINCÍPIOS ÉTICOS DA TEKA
- Manter a marca TEKA forte e sólida no mercado, através de seus objetivos empresariais e princípios éticos compartilhados entre
Diretoria e colaboradores.
- Atuar pró-ativamente para uma imagem de empresa confiável, consciente de suas responsabilidades empresarial e social.
- Validar e acreditar no trabalho direcionado à responsabilidade social, com o comprometimento da TEKA para com as
comunidades em que atua.
- Buscar honestidade, integridade, justiça e coerência entre discurso e prática nas relações TEKA com as pessoas e instituições,
manifestado no respeito às diferenças e diversidades de condição étnica, religiosa, social, cultural, linguística, política, de gênero e
outras.
- Adotar uma postura ética e social, não permitindo a mão de obra infantil e escrava.
- Manter-se na lisura e ética políticas, necessárias ao seu padrão de desenvolvimento.
- Comprometer-se com o respeito e a valorização das pessoas em sua diversidade e dignidade, em relações justas de trabalho,
num ambiente saudável, com confiança mútua, cooperação e solidariedade.
- Manifestar-se com responsabilidade, zelo e disciplina no trabalho e no trato com todas as pessoas, no cumprimento da Missão,
Visão e Valores TEKA, em condutas compatíveis com a efetivação da Estratégia Corporativa, com espírito empreendedor e
comprometimento com a superação de desafios.
- Buscar a excelência em qualidade, segurança, meio ambiente, saúde e recursos humanos, promovendo a educação,
treinamento e desenvolvimento, capacitação e comprometimento de seus colaboradores.
- Não admitir o uso do cargo para obtenção de quaisquer vantagens pessoais, não sendo permitido o recebimento de presentes
ou doações que eventualmente possam ser interpretados como interferência no relacionamento comercial.
- Não tolerar práticas ilícitas de seus colaboradores ou fornecedores na condução dos negócios, proibindo a prática de suborno e
corrupção.
- Aceitar e incentivar sugestões e críticas dos colaboradores, que serão sempre bem recebidas e avaliadas pela empresa, desde
que feitas de forma clara e diretamente à gerência/supervisão ou através de comissões internas e outros canais de comunicação
existentes.
- Este código será amplamente divulgado aos colaboradores, que dele terão conhecimento de forma impressa e por meio
eletrônico.
4.7) INTEGRIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL
A Diretoria e os colaboradores da TEKA têm como compromisso assumir atitudes e condutas como:
- Manutenção do exercício de suas funções, através de atitudes de integridade e honra;
- Defesa dos interesses da empresa, mantendo o sigilo sobre seus produtos, negócios e informações;
- Manutenção do sigilo sobre informações e negócios de clientes e fornecedores TEKA;
- Comportamentos e atitudes que reflitam integridade pessoal e profissional, abrangendo e garantindo a
segurança financeira e patrimonial da TEKA.
4.8) DAS RELAÇÕES COM OS CLIENTES
O compromisso da TEKA é manter com os clientes a excelência no relacionamento, produtos e serviços prestados.
4.9) DAS RELAÇÕES COM OS ACIONISTAS
O relacionamento da TEKA com os acionistas deve se basear na comunicação assertiva, transparente e oportuna de informações
que lhes permitam acompanhar as atividades e a performance da empresa.
4.10) DAS RELAÇÕES COM O SETOR PÚBLICO
A TEKA se compromete que suas relações com o setor público sejam pautadas no respeito às instituições.
4.11) DAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES
A seleção e a contratação de fornecedores devem sempre ser baseadas em critérios técnicos, profissionais, éticos e nas
prioridades da empresa, devendo ser conduzidas por meio de processos pré-determinados, tais como, concorrência ou cotação
de preços que garantam a melhor relação custo-benefício.
4.12) DAS RELAÇÕES COM OS CONCORRENTES
A competitividade é exercida pela TEKA com base na lealdade na concorrência com as demais empresas do ramo têxtil do mesmo
segmento, esperando receber de seus concorrentes o mesmo tratamento.
4.13) MEIO AMBIENTE
A TEKA conduzirá suas operações de forma que o meio ambiente, saúde e segurança dos colaboradores, terceiros, clientes e
público em geral sejam protegidos.
Objetivando a sustentabilidade, cada unidade promoverá a redução de desperdício e a preservação de recursos, propriedades e
meio ambiente.
4.14) PROPRIEDADE INTELECTUAL
4.14.01) SEGREDOS COMERCIAIS
Os segredos comerciais da TEKA serão protegidos e permitido o acesso somente àqueles que obrigatoriamente, “precisam
saber”. Quaisquer informações confidenciais da TEKA a terceiros somente poderão ocorrer mediante acordo escrito que
especifique as condições para uso e proteção dessas informações.
4.14.02) PATENTES
Serão respeitadas as patentes registradas por terceiros e não serão utilizados esses materiais para fins comerciais, exceto
mediante acordo de licenciamento por escrito.
4.14.03) INFORMAÇÕES COMPETITIVAS
Informações competitivas poderão ser obtidas através de fontes públicas e/ou divulgações legais de terceiros. Não haverá
envolvimento da TEKA, direta ou indiretamente, em fraudes, representações falsas, subornos, subterfúgios ou outros meios ilegais
para obter informações competitivas.
4.14.04) MARCAS REGISTRADAS
As marcas registradas da TEKA identificam a empresa como fonte de produtos e serviços de qualidade. Estas marcas serão
selecionadas e utilizadas sempre de forma que promovam e protejam seus valores. A TEKA não usará marcas registradas de
terceiros, exceto mediante autorização de seu proprietário por escrito ou conforme previsto em lei.
4.14.05) DIREITOS AUTORAIS
Serão tratados como direitos autorais todos os documentos, registros e trabalhos que possuam autoria, a não ser que esteja
claramente estabelecido que não existam tais direitos. Quaisquer cópias ou outra utilização de trabalhos com direitos autorais em
nome de terceiros serão feitos com autorização apropriada de seu proprietário. Havendo matérias em nome de, ou criados pela
TEKA, deverá ser assegurado que esta receba todos os direitos necessários para proteger seus interesses.