Somos a TEKA, há quase um século tecendo histórias. Nascemos em 1926 e nos tornamos uma das maiores fabricantes de artigos de cama, mesa e banho da América Latina. Desde então, conquistamos o coração de consumidores brasileiros com nossos produtos exclusivos, que unem qualidade às tendências do universo da moda casa.

Nossa Linha do Tempo

192619271935194119471959196819831992199920152018

1926

A primeira fábrica começou a operar em maio de 1926, em um espaço anexo à residência de seu fundador, Paul Fritz Kuehnrich.

1927

Pouco mais de um ano depois, em novembro de 1927, uma enchente inundou a parte baixa da confecção e o depósito da empresa.

1935

Esse foi o ano em que a empresa foi transformada em Sociedade Anônima, chamada de Companhia Kuehnrich S/A.

1941

Em 1941, a razão social da empresa foi mudada para Tecelagem Kuehnrich S.A. e o logotipo foi alterado para TK. Mais tarde,a sonoridade das letras T e K originaram a sigla TEKA. Por ser uma palavra curta e fácil, foi adotada facilmente por clientes e fornecedores, sendo utilizada até hoje. Já os quatro traços do logotipo representam as quatro atividades da empresa: fiação, tecelagem, acabamento e confecção.

1947

A primeira fiação foi montada em meados de 1947, com produção de 50 toneladas de fios por mês.

1959

Com crescente demanda por produtos estampados, a TEKA instalou três mesas para estampagem manual a quadros. Em 1964, o aumento na produção fez com que fosse adquirida uma máquina Zimmer de 8 cores - uma das primeiras a ser instaladas no Brasil.

1968

Em 1968, a atuação da TEKA no mercado internacional ganhou ainda mais força com a adesão a um programa de isenções fiscais do governo. O primeiro contrato foi firmado na feira “Eastern Rand Show”, na África do Sul, abrindo as portas da empresa para a venda de produtos a clientes de todo o mundo.

1983

Em 1983 o nível do rio Itajaí-Açu alcançou 15,37 metros, inundando todo o parque fabril de Blumenau e provocando a perda de toneladas de insumos, além de estragar diversas máquinas. Com a ajuda de cerca de 3 mil colaboradores, todos os prédios da empresa foram limpos. A mesma situação voltou a ocorrer em 1984, com uma nova enchente que atingiu Blumenau. Foi então que deu-se início à construção do muro.

1992

Com 829 metros de comprimento e capacidade de conter enchentes de até 17 metros, a obra recebeu 8 mil m³ de concreto e 600 toneladas de aço. A parte visível tem altura que varia de 2 a 6 metros. Também foram construídas grandes galerias e tanques por baixo da empresa. Em 1992, quando o nível do rio chegou a 13 metros, teve-se a prova real de que o muro havia resolvido o problema, pois não houve mais infiltração.

1999

A TEKA recebe o prêmio ECO 99, reconhecendo a cidadania empresarial na categoria Controle de Poluição Ambiental. A partir daí, foram quase 70 prêmios reconhecendo a qualidade dos produtos e as iniciativas sociais e ambientais da empresa.

2015

Mais um ano marcante para a história da TEKA com a abertura do primeiro Outlet, levando produtos de qualidade a preços especiais para toda a população de Blumenau (SC) e região, além de compradores de diversos estados brasileiros que vêm à cidade para conhecer a empresa.

2018

Há muitos outros fatos que marcaram a história da empresa, não apenas em Blumenau (SC), mas também em Indaial (SC), Artur Nogueira (SP) e todas as outras unidades fabris que já fizeram parte da trajetória da TEKA. Ao longo de quase um século, a dedicação e o trabalho duro de todos que escreveram seus nomes na construção desse sonho garantiram que a TEKA continuasse atuante, consolidando sua existência e preparando o caminho para os próximos séculos que virão.

Nossos Prêmios

Prêmio Top of Women
Prêmio Hotelaria Profissional
Top of Mind
Prêmio Hot Vip 2015
Prêmio Marcas de quem decide 2014
XII Top Of Mind São Paulo
Premio Impar 2013 Santa Catarina
Prêmio Fornecedor Destaque da Hotelaria 2013
Prêmio Hotelaria Profissional
Responsabilidade Social
Prêmio Top of Women
Prêmio Hotelaria Profissional
Top of Mind
Prêmio Hot Vip 2015
Prêmio Marcas de quem decide 2014
XII Top Of Mind São Paulo
Premio Impar 2013 Santa Catarina
Prêmio Fornecedor Destaque da Hotelaria 2013
Prêmio Hotelaria Profissional
Responsabilidade Social

Compromisso com a sustentabilidade

Alinhada ao conceito de desenvolvimento social e ambiental sustentável, a TEKA – uma das maiores fabricantes de artigos de cama, mesa e banho da América Latina – adota uma política que, além de assegurar o atendimento da legislação e a melhoria contínua dos processos, proporciona a redução de impactos provocados por sua atividade. O grupo tem um longo histórico de compromisso com o meio ambiente, atuando através do sistema de parceria com empresas especializadas na utilização dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente.

Todo o trabalho realizado pela companhia rendeu o reconhecimento das ações realizadas para a conservação do planeta. Prova disso, são as concessões de prêmios locais, nacionais e internacionais por diversas organizações. Destaque para o Prêmio Nacional da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil – na categoria Consciência Ecológica, e para o Prêmio Regional Otto Rohkohl de Conservação de Água. A TEKA tem a garantia de que toda a linha de cama, mesa e banho seja desenvolvida em processos que não prejudicam o meio ambiente e não causam danos à saúde dos consumidores.

A TEKA possui estações de tratamento de efluentes líquidos e gasosos. Com a implantação do “Programa de Redução e Controle da Poluição Industrial”, que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental e conscientizar os colaboradores da empresa para a manutenção adequada do meio ambiente, a TEKA atingiu uma eficiência média em suas estações de tratamentos de efluentes de quase 100%, tornando a água ainda mais limpa do que quando captada. Outra importante proposta implantada pela companhia em suas unidades fabris foi a utilização de biomassa para a geração de vapor, considerado fonte renovável de energia.

A empresa também mantém um programa para reciclagem e redução de resíduos no processo produtivo, com destino adequado para todos os resíduos sólidos gerados na empresa. Sendo assim, em suas três unidades fabris, praticamente tudo é reciclado: bombas e fragmentos de plástico, tambores, metais, óleos lubrificantes, combustíveis, papel, papelão, sobras de fiação e tecelagem, lâmpadas, cartuchos de impressoras, pilhas e baterias.

Código de Conduta e Ética

1) OBJETIVO

Formalizar o Código de Conduta e Ética, fundamental para que os valores TEKA possam ser entendidos e respeitados. 

2) ABRANGÊNCIA

Todas as unidades do Grupo TEKA. 

3) RESPONSABILIDADES

O Departamento de RH será o responsável pela divulgação deste Código a todos os colaboradores e parceiros da empresa, 

mantendo-o sempre atualizado.

4) DESCRIÇÃO DO PROCESSO

4.1) MISSÃO TEKA

Fidelizar e encantar pessoas com nossos produtos e serviços através da transformação dos lares brasileiros. 

4.2) VISÃO TEKA

Crescer e evoluir, se fazendo presente no coração e mente das pessoas como a marca mais desejada de cama, mesa e banho.

4.3) VALORES DA TEKA

- Valorização humana: cuidar e respeitar o próximo, proporcionando o desenvolvimento de todos;

- Trabalho em equipe: juntos somos melhores, colaborando, oferecendo e pedindo ajuda;

- Pertencimento: nossa empresa é nosso lar, por isso zelamos pela TEKA;

- Inovação: sempre atentos para trazer ideias e mudanças que visem melhorias;

- Comprometimento: planejamos e nos comprometemos com nossos resultados;

- Encantamento: encantar nossos clientes é o melhor resultado;

- Verdade e objetividade: comunicação de forma clara e direta, com simplicidade e empatia em nossas ações.

4.4) RAZÃO DE SER

Trabalhar com profissionalismo e capacidade para encarar os desafios que nos movem, em busca permanente pela qualidade, 

inovação e geração de resultados para soerguimento da empresa. 

4.5) INTRODUÇÃO

O conhecimento do presente Código de Conduta e Ética é fundamental para que os valores TEKA possam ser entendidos e 

respeitados.

Este código expressa o compromisso da TEKA com a conduta ética em todos os seus relacionamentos e tomadas de decisões 

entre colaboradores e parceiros da empresa, estabelecendo um ambiente íntegro e saudável, coerente com nossos 

credos/valores, com transparência, respeito ao meio ambiente, às pessoas e instituições.

4.6) PRINCÍPIOS ÉTICOS DA TEKA

- Manter a marca TEKA forte e sólida no mercado, através de seus objetivos empresariais e princípios éticos compartilhados entre 

Diretoria e colaboradores.

- Atuar pró-ativamente para uma imagem de empresa confiável, consciente de suas responsabilidades empresarial e social.

- Validar e acreditar no trabalho direcionado à responsabilidade social, com o comprometimento da TEKA para com as 

comunidades em que atua.

- Buscar honestidade, integridade, justiça e coerência entre discurso e prática nas relações TEKA com as pessoas e instituições, 

manifestado no respeito às diferenças e diversidades de condição étnica, religiosa, social, cultural, linguística, política, de gênero e 

outras.

- Adotar uma postura ética e social, não permitindo a mão de obra infantil e escrava.

- Manter-se na lisura e ética políticas, necessárias ao seu padrão de desenvolvimento. 

- Comprometer-se com o respeito e a valorização das pessoas em sua diversidade e dignidade, em relações justas de trabalho, 

num ambiente saudável, com confiança mútua, cooperação e solidariedade.

- Manifestar-se com responsabilidade, zelo e disciplina no trabalho e no trato com todas as pessoas, no cumprimento da Missão, 

Visão e Valores TEKA, em condutas compatíveis com a efetivação da Estratégia Corporativa, com espírito empreendedor e 

comprometimento com a superação de desafios.

- Buscar a excelência em qualidade, segurança, meio ambiente, saúde e recursos humanos, promovendo a educação, 

treinamento e desenvolvimento, capacitação e comprometimento de seus colaboradores.

- Não admitir o uso do cargo para obtenção de quaisquer vantagens pessoais, não sendo permitido o recebimento de presentes 

ou doações que eventualmente possam ser interpretados como interferência no relacionamento comercial.

- Não tolerar práticas ilícitas de seus colaboradores ou fornecedores na condução dos negócios, proibindo a prática de suborno e 

corrupção.

- Aceitar e incentivar sugestões e críticas dos colaboradores, que serão sempre bem recebidas e avaliadas pela empresa, desde 

que feitas de forma clara e diretamente à gerência/supervisão ou através de comissões internas e outros canais de comunicação 

existentes. 

- Este código será amplamente divulgado aos colaboradores, que dele terão conhecimento de forma impressa e por meio 

eletrônico. 

4.7) INTEGRIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL

A Diretoria e os colaboradores da TEKA têm como compromisso assumir atitudes e condutas como:

- Manutenção do exercício de suas funções, através de atitudes de integridade e honra;

- Defesa dos interesses da empresa, mantendo o sigilo sobre seus produtos, negócios e informações;

- Manutenção do sigilo sobre informações e negócios de clientes e fornecedores TEKA;

- Comportamentos e atitudes que reflitam integridade pessoal e profissional, abrangendo e garantindo a

segurança financeira e patrimonial da TEKA.

4.8) DAS RELAÇÕES COM OS CLIENTES

O compromisso da TEKA é manter com os clientes a excelência no relacionamento, produtos e serviços prestados.

4.9) DAS RELAÇÕES COM OS ACIONISTAS

O relacionamento da TEKA com os acionistas deve se basear na comunicação assertiva, transparente e oportuna de informações 

que lhes permitam acompanhar as atividades e a performance da empresa.

4.10) DAS RELAÇÕES COM O SETOR PÚBLICO

A TEKA se compromete que suas relações com o setor público sejam pautadas no respeito às instituições.

4.11) DAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES

A seleção e a contratação de fornecedores devem sempre ser baseadas em critérios técnicos, profissionais, éticos e nas 

prioridades da empresa, devendo ser conduzidas por meio de processos pré-determinados, tais como, concorrência ou cotação 

de preços que garantam a melhor relação custo-benefício.

4.12) DAS RELAÇÕES COM OS CONCORRENTES

A competitividade é exercida pela TEKA com base na lealdade na concorrência com as demais empresas do ramo têxtil do mesmo 

segmento, esperando receber de seus concorrentes o mesmo tratamento.

4.13) MEIO AMBIENTE

A TEKA conduzirá suas operações de forma que o meio ambiente, saúde e segurança dos colaboradores, terceiros, clientes e 

público em geral sejam protegidos.

Objetivando a sustentabilidade, cada unidade promoverá a redução de desperdício e a preservação de recursos, propriedades e 

meio ambiente. 

4.14) PROPRIEDADE INTELECTUAL

4.14.01) SEGREDOS COMERCIAIS

Os segredos comerciais da TEKA serão protegidos e permitido o acesso somente àqueles que obrigatoriamente, “precisam 

saber”. Quaisquer informações confidenciais da TEKA a terceiros somente poderão ocorrer mediante acordo escrito que 

especifique as condições para uso e proteção dessas informações.

4.14.02) PATENTES 

Serão respeitadas as patentes registradas por terceiros e não serão utilizados esses materiais para fins comerciais, exceto 

mediante acordo de licenciamento por escrito.

4.14.03) INFORMAÇÕES COMPETITIVAS 

Informações competitivas poderão ser obtidas através de fontes públicas e/ou divulgações legais de terceiros. Não haverá 

envolvimento da TEKA, direta ou indiretamente, em fraudes, representações falsas, subornos, subterfúgios ou outros meios ilegais 

para obter informações competitivas.

4.14.04) MARCAS REGISTRADAS 

As marcas registradas da TEKA identificam a empresa como fonte de produtos e serviços de qualidade. Estas marcas serão 

selecionadas e utilizadas sempre de forma que promovam e protejam seus valores. A TEKA não usará marcas registradas de 

terceiros, exceto mediante autorização de seu proprietário por escrito ou conforme previsto em lei.

4.14.05) DIREITOS AUTORAIS 

Serão tratados como direitos autorais todos os documentos, registros e trabalhos que possuam autoria, a não ser que esteja 

claramente estabelecido que não existam tais direitos. Quaisquer cópias ou outra utilização de trabalhos com direitos autorais em 

nome de terceiros serão feitos com autorização apropriada de seu proprietário. Havendo matérias em nome de, ou criados pela 

TEKA, deverá ser assegurado que esta receba todos os direitos necessários para proteger seus interesses.

Com essas atitudes, a TEKA comprova novamente que é uma empresa comprometida com o desenvolvimento social, cultural e econômico do setor têxtil brasileiro.