O guia definitivo de como preserva o seu enxoval

Para que o seu enxoval dure mais e você tenha toalhas com aspecto de novas por muito mais tempo, é importante levar em conta alguns aspectos do armazenamento, uso e lavação de seu enxoval. Para ajudar você nessa tarefa, nosso time de especialistas separou algumas dicas valiosas que vão fazer com que seu enxoval tenha uma vida útil ainda maior.

Afinal de contas, são vários fatores que podem interferir no aspecto e na durabilidade de seu enxoval, mas com algumas boas práticas de uso, higienização e armazenamento de suas toalhas e roupa de cama, você terá um resultado mais duradouro, com ótimas condições de uso e conforto para você e sua família.

Saiba mais: Cuidados com a roupa de cama durante a pandemia

Abaixo, listamos os principais tópicos que você precisa saber para prolongar a vida útil do seu enxoval.

1. Manuseio e transporte
O que pode provocar: rasgos, manchas e exposição a produtos químicos desconhecidos.
Como evitar: recolha as peças e acondicione em sacos para o transporte à lavanderia; evite o contato da roupa com produtos de limpeza dos ambientes em que são usados (banheiro, quarto, piscina, sauna, etc).

2. Mistura de acessórios
O que pode provocar: rasgos, esgarçamentos, fios puxados, pilling/penugem, manchas, danos aos acessórios.
Como evitar: lave as roupas de acordo com as características (toalhas, lençóis, etc) e padrão de cor; siga as recomendações da etiqueta sobre o uso de alvejantes e de altas temperaturas; fios puxados devem ser cortados rente à felpa.

3. Sujeiras
O que pode provocar: pode contaminar outras peças e causar o enfraquecimento do tecido.
Como evitar: classifique a roupa por tipo de sujeira e grau de sujidade; trate as sujeiras intensas e localizadas previamente; neutralize os removedores de manchas antes de incluir a peça no lote a ser lavado.

Saiba mais: 4 dicas para preservar suas toalhas de praia

4. Máquina de lavar
O que pode provocar: o atrito excessivo pode provocar pilling/penugem, desgaste, desbotamento, rasgos e esgarçamentos – mesmo em peças novas.
Como evitar: respeite a carga de roupa (peso e volume) da máquina, o ciclo de lavagem e o nível de água, conforme indicação de cada produto; distribua as peças de forma equilibrada e não coloque peças dobradas na máquina.

5. Produtos químicos
O que pode provocar: manchas, enfraquecimento do tecido, rasgos, esgarçamento, furos, pilling/penugem.
Como evitar: lave as peças novas antes do uso e evite utilizar amaciante nas primeiras lavações, isso diminui a formação de penugem em produtos felpudos; dilua os produtos de lavação com dosadora; neutralize os produtos usados para remoção de manchas localizadas antes de misturar as peças no lote a ser lavado; evite que saches e desodorizadores entrem em contato com as roupas nos armários.

6. Ferro e ferrugem
O que pode provocar: manchas e o enfraquecimento das fibras.
Como evitar: certifique-se que seu enxoval não esteja em contato com materiais ferrosos; não use peças do enxoval na limpeza de equipamentos, janelas, veículos, etc; fique de olho nas tubulações e equipamentos da lavanderia.

7. Temperatura e umidade
O que pode provocar: amarelamento, toque áspero, fungos que agridem as fibras e provocam o enfraquecimento do tecido.
Como evitar: use a temperatura indicada na etiqueta e aplique o tempo mínimo necessário para a secagem; armazene o enxoval sempre em local seco e arejado, mesmo que o produto ainda esteja na embalagem; lave e seque em seguida, reduzindo o tempo de exposição à umidade.

Gostou? Publique nas suas redes sociais