TEKA promove Semana do Meio Ambiente

Com o mote “Dê uma nova chance ao planeta, recicle seus hábitos”, a TEKA promove entre os dias 4 e 7 de junho, mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. A programação é realizada nas unidades de Artur Nogueira (SP) e Blumenau (SC) com palestras e outras atividades de conscientização. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção dos colaboradores sobre os impactos que as ações humanas causam na natureza e sobre a importância do engajamento coletivo na preservação do patrimônio ambiental do Brasil.

Entre os temas que estão sendo abordados nas palestras estão a energia solar, a qualidade do meio ambeine e a poluição, gestão de resíduos, água e tratamento de esgoto. Em paralelo, os familiares dos colaboradores também participam das ações através de atividades lúdicas e materiais educativos. A ação está alinhada com a política de desenvolvimento social e ambiental sustentável da TEKA.

A empresa tem um longo histórico de compromisso com o meio ambiente, atuando através do sistema de parceria com empresas especializadas na utilização dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente. Todas essas ações já renderam concessões de prêmios locais, nacionais e internacionais por diversas organizações, com destaque para o Prêmio Nacional da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil – na categoria Consciência Ecológica, e para o Prêmio Regional Otto Rohkohl de Conservação de Água.

Relação com o Meio Ambiente
A TEKA possui estações de tratamento de efluentes líquidos e gasosos. Com a implantação do “Programa de Redução e Controle da Poluição Industrial”, que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental e conscientizar os colaboradores da empresa para a manutenção adequada do meio ambiente, a TEKA atingiu uma eficiência média em suas estações de tratamentos de efluentes de quase 100%, tornando a água ainda mais limpa do que quando captada. Outra importante proposta implantada pela companhia em suas unidades fabris foi a utilização de biomassa para a geração de vapor, considerado fonte renovável de energia.

A empresa também mantém um programa para reciclagem e redução de resíduos no processo produtivo, com destino adequado para todos os resíduos sólidos gerados na empresa. Sendo assim, em suas três unidades fabris, praticamente tudo é reciclado: bombas e fragmentos de plástico, tambores, metais, óleos lubrificantes, combustíveis, papel, papelão, sobras de fiação e tecelagem, lâmpadas, cartuchos de impressoras, pilhas e baterias.

Gostou? Publique nas suas redes sociais