Puro algodão: produto 100% brasileiro

Para que os produtos TEKA tenham o toque macio e confortável que você já conhece, utilizamos uma matéria prima especial: o melhor algodão brasileiro. Com isso, garantimos a qualidade de toda nossa linha de cama, mesa e banho, e incentivamos a indústria nacional, gerando empregos e movimentando a economia do país.

O algodão brasileiro é mundialmente conhecido por sua maciez e qualidade. De acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), o Brasil figura ao lado de países como China, Índia, EUA e Paquistão como um dos cinco maiores produtores mundiais. Além disso, o também está entre os maiores exportadores do mundo.

Para ressaltar essa característica e todas as vantagens dos produtos confeccionados com fibra nacional, as embalagens da TEKA contam com o selo “Puro algodão – produto 100% brasileiro”, que também destaca a presença da indústria brasileira em todo o processo produtivo.

Do campo ao lar
Para que o algodão saia das lavouras e chegue até os lares brasileiros são necessárias várias etapas que passam pela produção, fiação e tecelagem, chegando até o beneficiamento e manufaturas. Conheça abaixo alguns detalhes sobre cada uma dessas etapas e saiba mais sobre os produtos TEKA.

1. Produção
Com a terra trabalhada e pronta para o plantio, as safras promovem o crescimento das plantas. Após florescerem, os capulhos são colhidos e encaminhados para o descaroçamento e limpeza das plumas. O algodão é prensado em fardos de aproximadamente 220kg e são separadas duas amostras, uma de cada lado, para as respectivas análises. Após esse processo, é emitido o código de barras do Sistema Abrapa de Identificação (SAI) que garante 100% da rastreabilidade do algodão brasileiro.

2. Fiação
Depois de colhido e beneficiado, o material é levado para a fiação a fim de ser transformado em fios das mais diferentes espessuras. Assim como os demais processos, essa é uma etapa muito importante para garantir a qualidade final dos produtos. 

3. Tecelagem
É nessa etapa que os fios começam a ser tecidos em tramas, que serão utilizadas nas toalhas de banho, panos de copa e jogos de cama que decoram os lares brasileiros. 

4. Beneficiamento
Beneficiamento é o setor que aplica os processos aos tecidos após a tecelagem. É responsável por melhorar características visuais e de toque do material têxtil, além de poder dar algumas características específicas ao mesmo.

5. Manufaturas
Após a criação, tecelagem e beneficiamento dos tecidos, os produtos seguem para a Manufaturas, que é o setor responsável pelo acabamento dos itens (incluindo corte e costura).

Após passar por todos esses processos e controles de qualidade, os produtos estão prontos para serem embalados e encaminhados aos pontos de venda, onde os consumidores podem escolher, combinar e sentir na pele toda a maciez e conforto proporcionados pelo toque do algodão 100% brasileiro.

Gostou? Publique nas suas redes sociais