Mesa de Natal: como montar sua mesa natalina

Montar uma mesa de Natal envolve alguns aspectos importantes que vão muito além da estética. Afinal, uma mesa natalina deve ser também funcional para que os convidados não sintam falta de nenhum item e possam desfrutar da refeição com tranquilidade. Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você nessa importante tarefa.

Tamanho
Pode parecer óbvio, mas antes de decidir os itens que irão sobre a mesa é preciso escolher qual o tamanho ideal para acomodar todos os convidados. Caso sejam muitas pessoas, é possível fazer algumas adaptações para garantir que todos fiquem confortáveis, como colocar uma mesa extra ao lado da mesa principal – muitas vezes chamada de “mesa das crianças”. Ah, e não se esqueça de garantir que todos tenham assentos para que ninguém precise comer de pé ou apoiar os pratos em locais improvisados.

Toalha
Para proteger a mesa é possível utilizar jogos americanos temáticos com as cores do Natal ou ainda investir em uma toalha decorada que irá dar um tom mais festivo à ceia. A opção das toalhas garante maior proteção à mesa em caso de alimentos ou líquidos derramados, e também padroniza o visual. Por isso, todos os anos a TEKA lança uma coleção exclusiva de toalhas de mesa com temas natalinos que deixam a véspera de Natal linda de viver! Clique aqui para conhecer.

Louças
A escolha das louças dependerá do cardápio que será servido. Porém, é sempre interessante ter pratos auxiliares para salada ou entradas, para a refeição principal e ainda para os doces da sobremesa. Lembre-se de que os talheres também devem ser pensados de acordo com o menu da noite e que cada convidado deve ter os seus. Da mesma forma, os copos precisam estar de acordo com as bebidas que serão servidas, sejam elas refrigerantes, vinhos ou cerveja. Caso você não tenha a quantidade necessária, hoje em dia já é possível encontrar opções interessantes nas linhas descartáveis.

Decoração
Após todos os itens mencionados acima, você pode acrescentar detalhes decorativos para deixar a mesa ainda mais bonita e temática. Mas cuidado para não sobrecarregar e utilizar itens demais, pois a mesa natalina também deve ter espaços livres para abrigar a refeição e para que os convidados possam manusear os pratos. O ideal é ter um arranjo central que dê o tom da decoração, acompanhado por pequenos artigos decorativos espalhados pela mesa.

Buffet
Uma alternativa interessante para o caso de muitos convidados é montar um buffet com todos os alimentos e oferecer mesas menores para que todos possam se sentar e desfrutar da refeição. Nesse caso, a mesa principal deve conter os maiores itens de decoração, enquanto as demais mesas podem conter pequenos enfeites. Nesse caso, é possível montar uma mesa de bebidas e ainda outra específica para as sobremesas para que seja mais fácil servir os convidados

Gostou? Publique nas suas redes sociais