Conheça os principais tipos de bordado à mão

Seja em panos de copa ou toalhas de banho e rosto, os bordados possuem um charme todo especial e são a melhor pedida para quem quer personalizar uma peça com estilo e autenticidade. Com diferentes tipos de agulhas e materiais, as possibilidades de criação são infinitas e ainda é possível fazer dessa atividade uma fonte extra de renda.

Se você já atua nesse mercado ou deseja apenas ter a arte como hobby, é importante ter em mente quais são os principais tipos de técnicas e diferenças entre os pontos utilizados nessa bela arte. Por isso, separamos uma pequena lista com as peculiaridades dos pontos mais utilizadas por artesãos de todo o País. Confira!

Clique no nome de cada bordado para conferir as fotos.

Ponto Cruz
Uma das técnicas mais conhecidas e populares é o ponto cruz. Nela, os pontos são bem fechados, que resulta em um trabalho bastante delicado e com precisão nos detalhes. Entre os materiais necessários estão linhas meadas, agulhas comuns de bordar e gráficos com o desenho desejado. Ideal para bordar uma grande variedade de tecidos.

Vagonite
Ao contrário do ponto cruz, o vagonite é feito a partir de linhas retas e simétricas, com desenhos mais geométricos. Por ser mais simples, é uma das técnicas mais utilizadas por quem está iniciando nesse universo. Ele pode ser feito com linha ou fita. O vagonite de linha é bastante usado para dar acabamento delicado e fino em toalhas de banho, roupões, toalhas de mesa e até mesmo para roupas.

Ponto Russo
Sabe o movimento feito pelas máquinas de costura? É com essa técnica que é feito o ponto russo. Porém, nessa modalidade o bordado é feito no lado avesso do tecido. O resultado dessa técnica é um desenho em alto relevo diferenciado e autêntico. Após o término do bordado, o ideal é fazer a selagem dos pontos para que eles não soltem e seu trabalho fique intacto por muito mais tempo. 

Bordado com Fitas
Botões de flores, fitas trançadas e tudo mais que sua criatividade permitir pode ser feito com a técnica de bordado com fitas. O acabamento fica extremamente delicado e charmoso para toalhas, fraldas de tecido e caminhos de mesa. Além de fácil de fazer, também é um tipo de bordado que vende super bem. 

Agora que você já sabe alguns dos principais tipos de bordados, já pode escolher por onde começar e enfeitar diversas peças em tecido. No catálogo TEKA Atelier você encontra as melhores toalhas para colocar em prática sua imaginação e entrar de vez no mundo do artesanato. Clique aqui e conheça nossos produtos

Gostou? Publique nas suas redes sociais