6 passos para escolher a toalha de banho perfeita

Como escolher a melhor toalha de banho? Qual a melhor toalha de banho para minha casa? Se você está montando seu enxoval ou apenas renovando os itens de sua casa, essas são algumas perguntas importantes para levar em consideração na hora de ir às compras – afinal, beleza não é tudo e é preciso estar atento a alguns detalhes importantes.

Para ajudar você, preparamos uma lista com 6 passos para escolher sua nova toalha de banho.

1 – Leve em consideração as características de sua casa
Pode parecer óbvio, mas na hora de comprar uma toalha de banho é fundamental levar em consideração o local de armazenamento e secagem que você tem disponível. Toalhas com gramatura mais alta são mais grossas e demoram mais para secar. Por isso, se você não dispõe de um varal ou acesso à luz do sol, talvez seja melhor optar por toalhas com gramaturas menores que, apesar de serem um pouco menos macias, secam mais rápido.

Saiba mais: 4 dicas para preservar suas toalhas de praia.

2 – Sinta as diferentes gramaturas
As toalhas estarão em contato direto com sua pele, portanto é importante sentir seu toque e conferir a maciez de cada produto. Essa experiência irá fazer toda a diferença na hora de escolher quais artigos você irá levar para casa. Outra dica é trazer a toalha na altura dos olhos e conferir a altura da felpa. Quanto mais alta, maior será a suavidade da toalha.

3 – Confira a composição do produto
As toalhas que possuem maior concentração de fibras naturais oferecem maior conforto e melhor absorção. Portanto, sempre que possível escolha produtos que sejam 100% algodão. Tecidos mistos costumam ter um preço mais acessível e também podem ser uma boa escolha, porém é importante lembrar que possuem um toque menos suave, menor absorção e também podem ficar um pouco ásperos após algumas lavagens.

Saiba mais: Ideias para um banheiro moderno e aconchegante.

4 – Conheça o tipo de fio
O tipo de fio no qual o tecido foi fabricado irá influenciar em algumas características da toalha, como durabilidade e resistência. Entre os mais comuns estão o fio singelo (também chamado fio simples), que apresenta um toque suave; o fio penteado, que possui fibras mais curtas, dificultando a formação de bolinhas; e os fios retorcidos (ou duplos), que são entrelaçados (torcidos), o que gera um material mais resistente e duradouro.

5 – Escolha o tamanho adequado
Crianças, pessoas com estatura mediana ou mais altas precisam de toalhas com tamanho adequado. A medida mais comum costuma ter entre 60 e 70 centímetros de largura 130 a 140 centímetros de comprimento e atende um adulto com altura mediana. Para pessoas mais altas, o ideal é escolher a toalha tamanho banhão que pode ter até 90 centímetros de largura e 160 centímetros de comprimento.  Crianças também costumam ter produtos específicos, com toalhas entre 60 a 70 centímetros de largura e 120 de comprimento.

6 – Compre a quantidade certa
Para haja um intervalo adequado entre a lavagem e o próximo uso de cada peça, é recomendado que cada morador tenha à disposição três toalhas. Dessa maneira é possível ter uma em uso, uma no armário e uma na lavandaria. Lembre também de armazenar suas toalhas em locais secos e ao abrigo da poeira

Gostou? Publique nas suas redes sociais