4 dicas práticas para você arrumar a cama com estilo

A cama é a peça principal de qualquer quarto e por isso é importante mantê-la sempre bem arrumada. Uma cama estilizada pode ser uma forma de mostrar sua personalidade e contar um pouquinho sobre seus gostos e preferências – e pra isso não há grandes segredos!

Confira abaixo algumas dicas que preparamos para ajudar você a deixar sua cama ainda mais bonita e aconchegante para uma boa noite de sono. Deixe sua cama com mais estilo, e tenha um verdadeiro quarto de hotel em sua casa.

1. Proteja seu colchão
Antes de iniciar a composição dos itens que estarão à vista em sua cama, é importante proteger seu colchão contra ácaros e fungos. Um bom protetor de colchão também irá aumentar a vida útil de sua cama e irá evitar manchas ou danos que possam ser causados por líquidos. Assim, você pode tomar aquele café na cama sem preocupações!

2. Jogo de Cama
Além das cores e estampas, é importante escolher o tamanho adequado de seu jogo de cama para garantir que não fique muito pequeno ou grande demais. Em geral, os jogos de cama possuem um lençol de baixo – e é sempre bom optar pelas opções com elástico, que ajudam a manter a cama mais organizada-, um lençol de cima sem elástico e duas fronhas. Fique atento também à qualidade dos tecidos e sua composição, dando preferência aos 100% algodão.

Uma dica para deixar os lençóis mais esticados é borrifar uma mistura de água e álcool enquanto você estica a peça com suas mãos. O álcool evapora rapidamente e não deixa cheiro, e sua cama ficará com um aspecto ainda mais arrumado.

Saiba mais: O guia definitivo de como preserva o seu enxoval

3. Cobrindo a cama
Os lençóis de cima, cobre leitos e colchas são utilizados para cobrir a cama e protege-la da poeira e outras sujeiras. Além disso dão um toque decorativo e deixam a cama com mais estilo. Nesse quesito, vale utilizar também almofadas para dar mais volume e textura à composição.

Já os edredons, por serem peças mais robustas e difíceis de lavar, devem ser utilizados apenas nos períodos mais frios do ano. Porém, caso você opte por usá-lo em sua decoração, escolha um tamanho maior que sua cama para garantir o caimento adequado. Por exemplo, se sua cama é tamanho queen, compre um edredom tamanho king.

Para dar um toque ainda mais estiloso à sua cama, opte pelas mantas decorativas. Além de serem um reforço para se aquecer nos dias mais frios, elas deixam a composição mais interessante e podem ser utilizadas de forma mais flexível por cima da cama, sem dobras exatas, para dar mais textura movimento.

Saiba mais: Tenha um quarto de hotel na sua casa

4. Travesseiros
Para que sua cama fique ainda mais imponente, faça uso de travesseiros extras. Para camas queen, a sugestão é utilizar quatro travesseiros com pares de fronhas diferentes, acompanhando a padronagem do jogo de cama e do cobre leito. Para camas king é possível utilizar até seis travesseiros. Assim como nos colchões, também é possível (e recomendável) utilizar capas protetoras nos travesseiros para que tenham uma vida útil maior e fiquem protegidos contra ácaros e fungos.

Gostou? Publique nas suas redes sociais